quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Araras e Prateleiras - Faça você mesmo!

Todo mundo sabe que guarda-roupa é caro, se for planejado então...
A solução que encontrei em casa foi transformar um dos quartos em closet (já falei dele aqui). Depois de dar uma cara nova para o cômodo, chegou a hora de arrumar lugar pra roupa, sapato e as tranqueiras que ficavam no meu antigo armário.


Pra ficar com tudo à vista (o que facilita muito quando você acorda de manhã atrasado) decidi colocar todas as camisetas, camisas, blusas, casacos e calças em araras. Optei por um modelo mais básico mesmo, até porque já tem muita informação numa das paredes.

Para fazer essa arara  acima comprei uma barra de ferro de 18mm e pedi pra cortá-la no tamanho da parede. Depois a prendi com cabos de aço que foram presos em ganchos no teto. Não aconselho fazer isso sozinho(a), já que é necessário ferrramentas específicas para assegurar que os ganchos aguentem o peso. Além do mais, fica bem barato pedir um serralheiro ou qualquer quebra galho que você conheça para fazer isso (eu paguei 50 reais de mão de obra).


Depois de instalada a arara, divida suas roupas por cores. Fica mais fácil de encontrar e esteticamente mais agradável também. Eu separei camisetas por cores, depois coloquei as calças. Como faltou espaço acabei fazendo uma arara menor pra colocar roupa de frio.


Para os tênis e sapatos, usei as portas do meu antigo guarda roupa para fazer prateleiras. Medi o tamanho necessário e encapei tudo com contact preto para dar um acabamento decente (cuidado com as bolhas!). Fiz duas prateleiras e ainda sobrou madeira suficiente para trasnformar o finado guarda roupa em um armário de 2 portas para guardar roupa de cama (falo disso em outro post ok?).



Não tenho o valor exato de quanto custou tudo, mas garanto que ficou infinitamente mais barato que um guarda roupa novo ou um armário planejado. Particularmente, acho mais fácil manter uma arara arrumada do que um guarda roupa. Até porque não tem como jogar tudo em cima da coitada e fechar  porta né? 

Olha o resultado final aí:


Tá difícil de encontrar uma barra de metal? Use cabo de vassoura mesmo. Só pinte antes de usar pra não ficar com cara de trabalhinho escolar. 

De preferência, não faça como eu e use cabides da mesma cor, você pode pintar os que você já tem com tinta spray. Fica mais agradável e dá aquela sensação que você tá numa loja de verdade, hehe. Para cuecas, meias e acessórios, estou reformando uma cômoda e essa sim, vai render muito assunto por aqui ainda.

Marcadores:

34 Comentários:

Às 19 de setembro de 2012 às 15:54 , Blogger Unknown disse...

Ficou ótimoooo!! Parabéns!
Dias atrás ajudei uma amiga minha a fazer o closet dela, exatamente assim. Para as prateleiras usamos uma folha de madeirite(cortamos em 40), só ainda não cobrimos com contact. =D
Depois posto as fotos.
bjo

Nena Lira

 
Às 19 de setembro de 2012 às 16:46 , Anonymous Thiemi disse...

Adorei a ideia... sempre quis ter araras ao inves de guarda roupa... e o acabamento ficou otimo!

 
Às 19 de setembro de 2012 às 18:44 , Anonymous Anônimo disse...

Ficou muito bom!!!!! Parabéns! Gostei muito!

Patrícia Coelho

 
Às 20 de setembro de 2012 às 03:37 , Blogger rebecker disse...

bahh ficou muito bom!

 
Às 20 de setembro de 2012 às 09:25 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Obrigado Nena. Quero ver o resultado do trabalho ai hein!

 
Às 20 de setembro de 2012 às 09:26 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Oi Thiemi, obrigado. Faça aí na sua casa e me conta depois como ficou.

 
Às 20 de setembro de 2012 às 09:27 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Obrigado Patrícia! ;)

 
Às 20 de setembro de 2012 às 09:27 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Obrigado Renata!

 
Às 21 de setembro de 2012 às 06:31 , Blogger Unknown disse...

Muito boa essa ideia, fizemos algo parecido no meu quarto..
Mas show mesmo é esse mocassim amarelo, adorei! hahaha


 
Às 21 de setembro de 2012 às 07:34 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Hahahha. Obrigado Léia. Foi um achado na Renner.

 
Às 27 de setembro de 2012 às 09:06 , Blogger Viviane Costa Pinto do Ó disse...

Aqui no meu apartamento também destinamos um quarto pra colocar nossas roupas! Tá mais ou menos parecido com o seu (muito menos estiloso, claro). Pena que como é apartamento não dá pra furar o teto e fazer esse esquema das araras! E como o quarto é menor e eu e meu marido o dividimos, tá meio CHEIO DEMAIS! hahahaa
Comprei uma arara daquelas da TokStok, achei meio vagabundinha mas custou 100 reais. Onde eu ia achar um guarda-roupas por esse preço, né?
Vou me inspirar com seu mega closet e tentar deixar o meu mais fofo.

 
Às 30 de setembro de 2012 às 18:48 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Obrigado Elis. Tem mta idéia por vir ainda. Volte sempre! ;)

 
Às 30 de setembro de 2012 às 18:58 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Ei Viviane, o furo pra arara nao é muito fundo. Converse ai, quem sabe né? Outra opção é instalar prateleiras. Essa semana vou postar um cabideiro bem diferente que pode te ajudar ai também. Obrigado pela visita. ;)

 
Às 17 de outubro de 2012 às 07:16 , Blogger Tariana Fernandes disse...

Tinta spray pinta plástico (no caso, cabides de plástico)? E depois se molhar, pode manchar o tecido?

 
Às 17 de outubro de 2012 às 07:24 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Pinta sim, só lixe antes com uma lixa mais fina pra aderir melhor a tinta. E pode ficar tranquila que se molhar, não vai manchar nao.

 
Às 29 de outubro de 2012 às 14:13 , Anonymous Luisa Socorro disse...

Oi Eduardo! Estou adorando seu blog! Uma pergunta e uma dica (de que trabalha com isso): Pergunta, e o pó? Suas roupas sujam muito? Dica: Tente achar prateleiras para suas camisetas/polos de malha, pois pendurar no cabide deforma as peças. Abraços!

 
Às 6 de novembro de 2012 às 12:28 , Blogger Deia Leitte disse...

Oie adorei sua arara e suas prateleiras,meu namorado esta fazendo algo assim no meu quarto,semana passada queimei meu guarda roupa,pois estava cheio de cupim,e pensei em fazer uma arara,pesquisei e achei a sua...parabens,ta lindo.

 
Às 7 de novembro de 2012 às 03:20 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Ei Luísa, esse quarto fica mais fechado, abro a janela uma vez por semana pra arejar. Também tem a diarista que me salva. rs. Obrigado pelas dicas. Abraço

 
Às 7 de novembro de 2012 às 03:20 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Oi Déia, que bom que gostou. Mande fotos depois pra eu ver como ficou. Obrigado pela visita.

 
Às 7 de novembro de 2012 às 03:40 , Blogger Unknown disse...

Olá Eduardo!
Nossa ficou ótimo, assim dá mtas ideias para deixar os ambientes mais legais ainda.
Uma dica (hehe) se vc colocar o sapato sendo um pé com o bico para frente e o outro com o bico ao contrário economiza espaço e assim caberá mais qdo vc precisar :)
Porque sou meio centopéia e as vezes falta espaço para os sapatos.

Beijos
Camila

 
Às 7 de novembro de 2012 às 04:24 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Oi Camila, mto obrigado!
E que dica sensacional hein? Valeu demais. Como vc deve ter percebido, esse problema "centopéia" não é exclusivo de mulher não viu! Volte sempre! Bjo

 
Às 4 de janeiro de 2013 às 11:24 , Anonymous Anônimo disse...

Muito bom o post cara, irei me mudar e pensei em fazer desse jeito tambem. Só uma ajuda: caso utilize os cabos de vassoura, qual seria o modo de montar??
Abraços
Phillipe

 
Às 7 de janeiro de 2013 às 04:30 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Obrigado Phillipe!
No caso de cabo de vassouras é o mesmo esquema, só tome cuidado na hora de furar o cabo para que nao rache. Também dê uma demão de verniz se ele for de madeira pra garantir que dure mais. Abraço.

 
Às 28 de janeiro de 2013 às 09:50 , Blogger Fernanda Marmitt disse...

Fiz uma arara parecida com a sua. Usei cabo de vassoura e fio de cerca e para não furar o cabo (tinha medo que o cabo fosse rachar) fiz nózinhos de forca nas duas extremidades. Ficou bem legal tbm. Achei mais barato e prático.

 
Às 8 de fevereiro de 2013 às 18:46 , Blogger Unknown disse...

Parabéns!!!
Ficou lindo!!
Com certeza vou usar sua ideia em minha casa nova. Obrigada!

 
Às 8 de fevereiro de 2013 às 18:47 , Blogger Unknown disse...

Parabéns!!!
Ficou ótimo e bonito também, com certeza vou usar sua ideia em meu novo quarto.
Obrigada!

 
Às 8 de fevereiro de 2013 às 18:48 , Blogger Unknown disse...

Parabéns!!!
Ficou lindo!!
Com certeza vou usar sua ideia em minha casa nova. Obrigada!

 
Às 22 de abril de 2013 às 13:29 , Anonymous Anônimo disse...

Estou cogitando substituir o guarda-roupas do meu quarto por uma versão menor dessa arara... Alguma idéia para não juntar pó?

 
Às 21 de maio de 2013 às 06:22 , Anonymous Vera Moraes disse...

Eduardo estou com esse mesmo projeto engavetado. Hoje uso arara que comprei em loja que vende acessórios para lojistas e uma estante de aço. Mas a poeira é uma coisa que dificulta deixar tudo sempre limpo. Ainda estou bolando acrescentar a esse projeto um sistema de cortina para deixar as roupas e sapatos mais protegidos. Gostei das dicas para fixação dos cabos. Vlw ! Bjus!

 
Às 6 de junho de 2013 às 09:17 , Anonymous Jayanne disse...

Nossa amei o post,a tempos to querendo fazer algo assim,mas fico imaginando o tanto de poeira que pode pegar na roupa entao fico adiando. Parabens arrasou.

 
Às 25 de junho de 2013 às 09:40 , Anonymous Luciana Lima disse...

Tava eu aqui passeando, olhando sites de decoração e de repente...
Nooossaaa! amei, amei, amei!!!! E este papel na parede? Como faço para ter um igual ? rsrrss Ahh e as bolhas do contact, alguma dica para evitar?

 
Às 28 de junho de 2013 às 08:39 , Anonymous Aline Dias disse...

Oi Eduardo queria saber onde tu comprou este varão de ferro, será que tem em qualquer ferragens ou só em casas especializadas? Adorei teu closet ficou lindo!!!

 
Às 25 de julho de 2013 às 06:25 , Anonymous Francini Cervantes disse...

Fuçando o blog inteiro haha, muito bom! Eu amo decoração e planejo ter a minha casa, mas acho muita coisa menininha na net, eu gosto, mas meu marido não se sentiria muito confortável kkk aí achei esse blog aqui e estou amando. Quanto à arara, eu amo de paixão, mas todo mundo me desanima quando eu falo de fazer porque aqui a terra é vermelha e tem muita poeira e tals, mas como igual a do post fica bem barato dá até para pensar em instalar portas de correr ou algo do tipo. Vou ver o que o marido acha rsrs

;* Parabéns pelo blog

http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/

 
Às 5 de agosto de 2013 às 08:03 , Anonymous Cacau disse...

Amei a idéia, Onde eu encontro essas barras de ferro?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial